Procurar no site


Retrospectiva da Copa 181 de 2007 até 2012

23-03-2012 00:24

 

Retrospectiva da Copa 181 de 2007 até 2012

Olá caros amigos. Iniciaremos hoje, dia 23 de Março de 2012 um período de lembranças, encaminhando o site para o seu fim. Estaremos, a cada semana, relembrando o que se passou aqui pelo nobre site da Copa 181 dês da sua criação. Esta será uma singela homenagem ao período sensasional que tivemos aqui e que nunca será esquecido.

2007 - 2008

2007: Criação da Copa 181 com a Copa 181 através da UEFA Champions League, realizada na casa de Henrique Porto e conquistada por Gabriel Silva. Também foi disputada a primeira Copa Libertadores da América, vencida por Henrique Porto.

 

2008: Com a saída de Gabriel Silva, foi disputada apenas a UEFA Champions League, conquistada com mérito por Henrique Porto, e o Mundia de Clubes, vencido por Gabriel Lenz. No final do ano, jogando em um campeonato não-oficial, a Garopaba Cup, João Francisco revela-se como um jogador nato e ingressa na Copa 181.

 

2009

Mas muitos acreditam que a Copa 181 começou de verdade em 2009, com a criação do site. A primeira matéria se passou no dia 06 de Março de 2009, quando a Copa 181 adotava umsistema de jogadores que tinha seu próprio clube e deveriam administrá-lo de maneira eficiente. Nesta ocasião, celebrávamos o retorno de um grande amigo: Gabriel Silva.

 

"Oficialmente, Gabriel Ramos da Silva, ténico do antigo Rock Club and Football Silva, fechado em 2008, está de volta aos gramados com força máxima. Sempre que Silva jogou uma copa, nunca deixou de levar o troféu para casa! (...) O inscrito na CBFV Ramone Futebol Clube, nome em homenagem ao grupo músico, é um dos favoritos. Silva recebeu vários convites para treinar seleções na EURO2009, e aceitou com louvor o da Finlândia. Esta notícia arromabante deixa todos de boca aberta, Gabriel Silva está de volta, e quer as taças.

Em uma entrevista coletiva na sede da Confederação Brasileira de Futebol Virtual (CBFV), nosso repórter lança a pergunta inusitada:" "Como você espera que ocorra 2009 com este novo time?" e Silva responde calmamente: "Bom eu acho q vai ser...Díficil, pois estou voltando de um longo tempo sem comandar um time"O que levou você a largar o controle em 2008?". E silva completa: "Olha não foi em 2008 foi em 2007 mas eu estava no ramo empresárial fora de campos, me dedicando a outros assuntos."

 

Alguns dias depois, no dia 14 de Março, foi realizada a Eurocopa de 2009, que foi um dos eventos mais fantásticos, inusitados e humilhantes já presenciados por mim. Leia a notícia:

 

"Na disputa pelas vagas na Copa do Mundo, jogando desta vez na primeira edição da Eurocopa, a Inglaterra foi a campeã. (...) O segundo jogo já foi mais disputado, entre Dinamarca e Portugal, do técnico João que fez uma das suas piores apresentações perdendo por 1 a 0. Já no terceiro jogo da copa, entre a Alemanha de Igor e a Irlanda, Igor fez a melhor de suas apresentações com o controle na mão, e teve uma oportunidade de acabar com o jogo em um lance polêmico, onde o seu jogador driblou o goleiro e teve a chance mais clara do mundo de marcar um gol, mas o inacreditável aconteceu. Para o desgosto do técnico, o jogador tentou um cruzamento ao invés de chutar, assim errando o alvo bisonhamente, e nos pênatis, a Irlanda ganhou por 5 a 3. (...)

Num jogo disputadíssimo entre a Holanda e a Noruega, Porto empatou por 1 a 1 no tempo normal, e foi para os pênatis, onde venceu por 2 a 1. Assim as Semi-Finais se formaram, e um Portech estava a caminho. Itália x Holanda e Inglaterra x Espanha. No primeiro jogo, a Inglaterra dominou e passou goleando por 3 a 1 a Espanha, já no segundo o negócio foi diferente. De um lado, Henrique Porto, do outro Lucas Rech, ambos com um só destino, a EURO2009.

Porto começara melhor do que Rech, apertando em momentos difícieis, e fechando o ataque italiano. Porém não consegui marcar e finalizou poucas vezes, a defesa italiana estava com o controle da situação. Final de primeiro tempo e mudança de jogador no time da Itália. Início do Segundo tempo, a Itália prevalece. Chute da Itália, contra-ataque da Itália, Cruzamentos da Itália mas nada de gol. Chances claras despediçadas eram vistas em campo, os Italianos não acreditavam. O que todo mundo sabia era uma coisa "Quem não faz, leva". Então foi o que aconteceu. Nos pênatis a Holanda ganha de 2 a 1, para o enorme desgosto italiano. Na final foi um jogo diferente de qualquer um já visto. Inglaterra e Holanda foi um jogo de contra-ataques. A Inglaterra fez um gol no primeiro tempo, a Holanda fez outro no segundo e para levar a taça, a Inglaterra fecha o placar no segundo tempo, 2 a 1. A Inglaterra é campeã."

 

Este foi um dia lendário, por diversos motivos, porém o mais simbólico foi o de que João Francisco mostrou-se um completo pé-frio, pois na primeira participação dele em um campeonato oficial, o único participante que não presenciou o evento foi campeão.

Após esse campeonato, foi extinto o sistema de jogo por seleção pessoal do jogador, agora passaríamos a jogar com o times reais. Um outro fato que marcou esta época foi que, estávamos em clima de Champions League neste período, mas não havia uma sede para este campeonato,que foi remarcado diversas vezes por diversos motivos. Isso desanimou os participantes do jogo, o que levou, no dia 04 de Abril de 2009, ao que chamamos de 1ª Crise da Copa 181:

 

"Infelizmente o site corre risco de ser fechado. O motivo é de que poucas pessoas competem nos campeonatos de boa vontade. Algumas pessoas já pedem demissão dos clubes assim fazendo com que cause prejuízo. Nosso site tem ficado vários dias sem atualização e nossos acessoam tem caído dramaticamente. Esperamos reverter esta situação, mas se continuar assim a Copa 181 fechará."

 

Felizmente isso não aconteceu. O site ficou um longo período parado depois disso, mas havia uma luz no fim do túnel, e acredite, não era o trem.  Após a decisão de cancelar a Champions League, foi realizada a Copa do Brasil 2009, que foi um fiasco total e nem merecia ser citada aqui, entretanto estamos relembrando todo o passado da Copa 181 e fiascos fazem uma parte significativa disso. Veja apenas a introdução da matéria publicada no dia 17 de Julho de 2009:

"Copa do Brasil 2009: a vaga para a Libertadores fica cada vez mais longe, tendo grande possibilidade de nem ser jogada neste ano. Em jogos difíceis, todos os participantes da Copa que jogam na 3ª Divisão Nacional foram eliminados, e somente Lucas Rech e Arthur Knipoff passam da primeira fase do torneio."

 

Nesta época, as matérias vinham ganhando mais conteúdo, o site era melhor estruturado e por isso já tinhámos uma maior organização. Havíamos preparado um jogo amistoso real de futebol, que seria disputado no Gramado Beira-Vala pelos participantes da Copa 181, e no dia seguinte, 21 de Julho de 2009, veio a atualização:

"Após o jogo de futebol promovido pelos membros da Copa 181 no tradicional Beira-Vala, os jogadores acabam sendo pegos de surpresa com o pedido de retirada das forças de administrações locais. "Nós poderíamos ter ficado mais tempo se o João tivesse reservado o campo!" diz Henrique Porto, irritado. Então aproveitando o tempo, foi disputada uma inédita Copa Diferente 2009, que foi conquistada por Lucas Rech.

(...) Quando havia se chegado ao local, os participantes, já achando que tudo estava certo sobre a reserva do gramado, esperavam felizes a liberação afirmativa do uso do campo. Infelizmente, isso não foi mostrado aos policias da Brigada Militar da cidade, que nada sabiam a respeito da reserva do gramado, e como estavam de bom humor, liberaram apenas uma hora de diversão para os jogadores. A hora foi aproveitada, até que os guardas vieram cobrar o cambinado, um pouco atrasados.

João Francisco era o administrador oficial do evento, então gritos de protestos, como o tradicional "Porra, João!", foram exclamados em grande número, diante da reserva meia-boca feita pelo jogador. "Eu falei com a Tábata, o pai dela estava dormindo!" é o que diz João em defesa. Apesar do ocorrido, Gabriel Lenz, Leonardo Wlach, João Francisco, Igor Sehn e Henrique Porto partiram para tentar aproveitar a tarde na casa de Lucas Rech, disputando um campeonato de clubes aleatórios, nomedo por Lenz como "Copa Diferente 2009". Na final, Lucas Rech fez 3 x 1 em João Fransico e sagrou-se campeão."

 

Este é considerado um marco especial na história da Copa 181, pois após este evento inesperado, nossa pequena organização de jogadores alavancou-se devolta para o topo, desta vez com experiência e preparo. As matérias do site não paravam de crescer, agora tinha conteúdo, entrevistas e reportagens. O site havia se inscrito no concurso Top 30 Brasil, e o mês de Julho estava para acabar com o site quase no topo da lista.

O próximo campeonato da Copa 181 é considerado por muitos com o melhor já feito: A Copa Libertadores 2009. Este campeonato em particular, teve várias páginas do site destinadas inteiramente a seu favor, portanto se quiser relembrar como foi todo o campeonato, acesse a página da Libertadores 2009. Aqui vamos apenas destacar alguns fatos importantes de como foi este campeonato: 

"(...) Era isso que Rech queria, um gol no final da partida, mas sua melhor estratégia não era segurar o jogo, mas foi o que os espectadores viram. Já estava nos acréscimos quando João começou a atacar muito bem. Talvez se ele tivesse feito isto antes, o placar seria outro, mas este fato também se deveu aos jogadores de Rech terem recuado muito. O fato é de que João estava liderando a partida, mas era muito tarde para isso, ou será que não?

João então criou jogadas de perigo, o que fez com que Rech também tivesse que pará-lo com faltas. Uma falta na entrada da área foi o que causou medo aos torcedores. Após Verón acertar a barreira, ele corre atrás da bola, que vai para a lateral do campo, e puxa para dentro da área de Rech, quando o volante Ponzio o acerta um carrinho. O estádio Monumental se cala, os jogadores do Estudiantes comemoram o pênalti. Rech lamenta ter feito a falta num momento desses. Mas a expectativa é toda descontada no juiz, que marca falta fora da área. Logo gritos de alegria ecoam pelo Monumental, e os jogadores do Estudiantes cercam o juiz. Depois da cobrança de falta para fora, o goleiro do River Plate faz uma onda para pegar a bola, e quando bate o tiro de meta, o juiz apita. Fim de jogo."

 

No dia 31 de Julho de 2009, foi decidido qual seria o mascote oficial da Copa 181: o Cowboy Bill. Foi nessa época gloriosa em que alcançamos a segunda colocação no Concurso Top 30 Brasil, na categoria de Esportes. Após as notificações recebidas, no dia 1º de Agosto de 2009, publicamos:

 

"Queremos agradecer imensamente, às pessoas que votaram, se comprometeram, se dedicaram, neste nosso concurso Top30 Brasil de Julho. Estamos extremamente felizes com a nossa colocação final no concurso, pois ficamos em 2° Lugar! (...)" 

"CLIQUE AQUI E VEJA COMO FICOU A CLASSIFICAÇÃO"

 

No final de Agosto, espeficicamente no dia 22, foi anunciada a Copa do Mundo 2009, conquistada por João Francisco, que ganhara seu primeiro título apesar das várias polêmicas. Foi então que anunciamos a volta da UEFA Champions League, que seria realizada ainda em 2009 sim, mesmo que com um atraso estrondoso. O campeonato foi disputado às pressas, pois decidiria as vagas para o maior campeonato do ano: o Mundial de Clubes que seria realizado em Novembro.

Os meses seguintes decepcionaram, em Agosto ficamos em 4º e em Setembro decidimos sair do concurso Top 30 Brasil, a UEFA Champions League foi realizada e vencida pelo Juventus, um clube que não estava sendo controlado por jogadores. O que viria no final do ano seria a maior supresa da história da Copa 181.

Devido a impossibilidade da participação de Marcos Trintin neste campeonato, optamos em substituí-lo por Róbson, um amigo e estudante intercambista. A decisão viria decidir o futuro do campeonato. Leia a matéria publicada no dia 26 de Novembro de 2009:

"(...). Com João e Lenz eliminados, restavam apenas três competidores: Porto, Rech e Róbson. Logo de cara, Porto jogaria contra o estreante Róbson, então era Internazionale x Barcelona, um jogaço. Mas o que se viu foi um verdadeiro balaio quando Róbson aplicou 5 a 1 contra o time italiano, sem nenhuma dificuldade. Rech também eliminou o forte time da Juventus, por 2 a 1 mais uma vez, que foi o confronto entre campeão europeu contra o campeão americano."

"Então tínhamos mais um confronto entre players na final: River Plate x Barcelona. De um lado, os argentinos, tentando defender a habilidade e a perícia de Lucas Rech, e do outro, o incomparável Barcelona, comandado pelo estreante de Minas Gerais, Róbson. No início, chances para os dois lados, onde até os 30 minutos iniciais os dois times estavam parelhos. Foi então que Róbson mostrou a força mineira e a que veio, e abriu o marcador em 1 a 0. Final da primeira etapa. Logo no início do segundo tempo, os argentinos se perderam no jogo com o gol espanhol, e começaram a se desesperar para marcar um gol, o que resultou na ampliação de Róbson, que ganhou o jogo por 3 a 0. Sendo um exímio jogador, Róbson agora é integrante oficial da Copa 181."

 

2010 - 2011 - 2012

No início do ano de 2010, a Copa 181 celebrou 1 Ano de Aniversário do Site, que foi muito elogiado na matéria publicada no dia 19 de Fevereiro de 2010. Veja o trecho a seguir:

"Ontem, no dia 18 de Fevereiro de 2010, nosso honorável site completou exatamente 1 ano dês de sua criação. Foi um caminho longo que percorremos, foi sim. Mas chegamos. O tempo passou tão rápido, mas ainda me lembro de quando Henrique Porto linkou oficialmente o site pela primeira vez."

E chegamos ao triste final da história: o site parou de receber atualizações, os campeonatos foram cancelados e a organização se dissolveu. Felizmente estas todas são lembranças que jamais sumirão, as boas e as ruins. Parte de nossa vida foi dedicada à Copa 181, e valeu a pena.